Instituição

  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Organograma
  • Órgãos Sociais 2022/2025
  • Documentos Institucionais

A LOUSAVIDAS é uma cooperativa de solidariedade social, sem fins lucrativos, sedeada em Lousada, fundada a 15 de junho de 2014, por um grupo de pessoas, que de forma altruísta, tinham como objetivo promover e melhorar a qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais (deficiência) e das suas famílias através do desenvolvimento de várias atividades desportivas, educativas, culturais e sociais. Promover a valorização, integração e o desenvolvimento social, melhorando a qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais e das suas famílias.

No primeiro ano, as atividades desenvolvidas tiveram como foco principal a divulgação da entidade e angariação de receita para melhorar a sustentabilidade financeira.

De 2015 a 2016 iniciaram-se atividades, no rés/chão da Junta de Freguesia de Boim onde se deu resposta a apenas três famílias cujos seus filhos (com deficiência e fora da escolaridade) frequentavam as atividades apenas no período da tarde. No entanto as necessidades eram maiores e por isso, a procura de uma resposta social a tempo inteiro e com outras valências revelou-se uma necessidade maior.

Em 2017 a procura de apoio para o desenvolvimento de atividades no período de férias escolares foi uma outra necessidade manifestada por algumas famílias e às quais correspondemos. Neste ano de 2017, a 7 de abril,  recebemos o reconhecimento de Equiparação a IPSS. Em setembro iniciamos o Projeto de Desporto Adaptado com a inscrição de atletas na ANDDI e iniciamos o projeto Vidas com Escola com atividades de apoio ao estudo após a escola, em regime de ATL Inclusivo.

Em 2018 pretendemos desenvolver o Projeto Actividasénior em regime de "centro de convívio" para os séniores e ainda o Projeto CapacitarVidas com o propósito de fazer uma articulação de atividades entre idosos e crianças.

Em 2019 encetamos o desenvolvimento da modalidade de Basquetebol em Cadeira de Rodas (BCR) em competição na 2ª Divisão do Campeonato Nacional de BCR.

Em 2021 a equipa de BCR ascende à competição principal de BCR, 1ª Divisão do campeonato Nacional de BCR. Neste ano recebemos o prémio de Equipa do Ano e Associação do Ano na Gala de Desporto do Munícipio e Voto de Louvor. No âmbito do desenvolvimento do projeto "Inclui+Vidas" fomos premiados com o Prémio BPI Capacitar Fundação Lacaixa. 

A LOUSAVIDAS tem como Missão promover e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência e de outros grupos vulneráveis como crianças, jovens, idosos e mulheres. Contribuir de forma enriquecedora para o desenvolvimento e progresso do meio social local, através da criação dinâmica de uma participação idónea com propósito solidário. Potenciar a integração social e familiar, através de uma participação ativa na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento social, indo de encontro às necessidades e expetativas das pessoas com deficiência, das crianças, dos jovens, dos idosos e das mulheres.

 A Visão da COOPERATIVA LOUSAVIDAS é proporcionar um crescimento saudável e harmonioso focalizado nas pessoas e na família, através do desenvolvimento de atividades, que vão de encontro à promoção, coesão e desenvolvimento social.

Os Valores sustentados têm como objetivo enquadrar e dar corpo à Missão e à Visão, abarcam os domínios: dos Clientes, desenvolvendo de acordo com os seus perfis, capacidades e limitações, condições de apoio adequadas a uma vida plena e construção de um suporte favorável à continuidade de uma vida mais ativa e saudável; da Família, assentando num papel de retaguarda a toda a estrutura, sendo também apoiada para exercer esse papel com qualidade; e da Instituição orientada pelos valores em que se fundamenta, criar condições que lhe permita atingir com sucesso os objetivos que se propõe.

A LOUSAVIDAS promove os valores de partilha entre todas as partes envolventes na instituição de forma cooperante e significante, enaltecendo a Amizade, Confidencialidade, Dignidade, Igualdade, Inclusão, Respeito, Responsabilidade, Solidariedade, Tolerância e Transparência.

Órgãos Sociais 2022/2025

Presidente da Direção: Maria de Fátima da Costa dos Santos Esteves

Tesoureira:  Susana Raquel Teixeira Rocha

Secretária: Ana Elisabete Dias de Magalhães

1ªVogal: Zita Manuela Marques Leal

2ªVogal: Adelina de Fátima Baptista Vieira

 

Presidente do Órgão de Fiscalização/Fiscal Único: Maurício Rui Pinto Ribeiro


Presidente da Mesa de Assembleia: Carlos Miguel Azevedo Esteves


Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais